Iluminação

Uma iluminação bem feita pode fazer a diferença para garantir uma casa mais aconchegante e convidativa. Confira a nossa seleção e comprove.

Ver todos os filtros
Ver menos filtros

Modo de exibição

Fotos de produto
Fotos ambientadas

Produtos encontrados: 6 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 6 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Iluminação ideal para cada ambiente

Não dá para negar que uma casa bem iluminada fica mais aconchegante, funcional e até mais bonita. Além da sua função primordial, que é manter os ambientes claros e facilitar algumas atividades dentro de casa, a iluminação bem pensada também é responsável por criar climas diferentes e até ajudar na decoração, destacando ou suavizando partes específicas da casa. Um ambiente bem iluminado também tende a parecer maior. Para criar um projeto bacana de iluminação é legal combinar várias fontes de luz diferentes, além das luminárias de teto, vale completar o espaço com luminárias de mesa e também luminárias de chão. Também é bom lembrar que cada ambiente da casa pede um tipo de iluminação diferente, sala e quarto geralmente são espaços reservados para descansar, pedindo uma iluminação mais suave. Já a cozinha e até o banheiro são espaços de serviço, onde a luz precisa ser voltada para facilitar as atividades, como cozinhar, por exemplo. Se na sua casa tiver ambientes integrados, vale pensar e fazer uma iluminação que seja parecida nos dois espaços e que e se complemente.

Como planejar a iluminação de casa?

Além de ser um complemento para a decoração, a iluminação também é responsável por facilitar algumas atividades e definir o clima dos ambientes. A iluminação da cozinha, por exemplo, precisa ser bem clara e bem distribuída, tome cuidado com o posicionamento de lustres e pendentes, para que não atrapalhem a abertura dos armários de cozinha. Também é legal prestar atenção na posição dos pontos de iluminação para não produzir sombras indesejadas em lugares importantes, como o fogão, por exemplo. Para a iluminação da sala, é legal pensar nas várias atividades que vão acontecer no espaço, como receber os amigos, ou um momento de descanso, vendo TV. Neste caso, o ideal é apostar em luminárias pendentes, que podem ser acesos e apagados em diversas configurações diferentes. No quarto, a ideia é a mesma, vale combinar luminárias de chão perto da poltrona para quando for ler um livro e lustres para iluminação geral para quando for se vestir, por exemplo. No escritório ou no home office, uma luminária de mesa garante uma iluminação direcionada para o trabalho.

Iluminação para áreas externas

Do lado de fora da casa, a iluminação também é assunto sério. Seja a iluminação de jardim ou da varanda, a verdade é que a luz certa também pode transformar completamente a fachada de uma casa e definir o clima de descontração de um espaço gourmet. E como acontece dentro de casa, nas áreas externas, os espaços também tendem a parecer bem maiores se estiverem bem iluminados. A iluminação externa ajuda na segurança, prevenindo pequenos acidentes domésticos como as quedas e facilita atividades, como na área de churrasqueira. E do mesmo modo que acontece com os outros espaços da casa, é ideal combinar vários tipos de fontes de luz, como luminárias de teto e até luminárias de parede para garantir uma iluminação que funciona para diferentes funções no mesmo espaço.