Inspire-se com

designers ver mais designers

Foto

Mies Van Der Rohe

"Nascido em Aachen na Alemanha, em 1886, Ludwig Mies Van Der Rohe iniciou sua carreira como construtor, passando a trabalhar, posteriormente, como desenhista de ornamentos para um atelier de arquitetura. Em 1907 já formado em Arquitetura e morando em Berlim, desenhou sua primeira casa. Alguns anos depois tornou-se um importante ativista do revolucionário movimento ""Novembergruppe"", promovendo o Movimento Moderno por meio de suas propostas arquitetônicas.

""Less is more"". Junto a Walter Gropius, Le Corbusier e Marcel Breuer foi considerado um dos revolucionários da arquitetura modernista. Foi ele um dos criadores da Bauhaus e seu último diretor. Desde o início de sua atividade como arquiteto se opôs à imitação dos estilos do passado, pesquisando técnicas em que se traduzissem claramente as propriedades dos materiais empregados. Considerado um dos mais influentes arquitetos do século 20, o estilo arquitetônico de Mies Van Der Rohe dominou os edifícios construídos por toda a Europa até a década de 60. Entre 1929 e 1930 ele projetou duas de suas mais importantes obras: o Pavilhão Alemão para a Exposição de Barcelona e a casa Tugendhat na cidade de Brno na atual República Tcheca.

Sua atividade de arquiteto estendeu-se também ao design de mobiliário.

Apesar de ter produzido mobiliário apenas entre 1927 e 1932, sua obra como designer é considerada como uma das mais influentes do Modernismo, pois conseguiu inovar na concepção do desenho e de matérias-primas, colocando a arte a serviço da funcionalidade na integração entre a arquitetura e o design. Em 1931 expôs seus móveis no Pavilhão de Berlin, assinando um contrato com a Thonet - Mundus cedendo o direito de marketing de quinze de suas cadeiras, algumas delas desenhadas em parceria com Lilly Reich.

No início destacou-se por suas criações em aço modular que foram uma verdadeira revolução, pois vieram a permitir a fabricação de mobiliário extremamente leve e adaptável a esquemas de produção industrial. Foi nesta fase que surgiu a famosa cadeira Barcelona, apresentada no Pavilhão da Alemanha na Exposição Universal de 1929.

Tal como aconteceu com as suas obras arquitetônicas, a elegância largamente reconhecida do mobiliário de Mies Van Der Rohe foi produto não só da preocupação em utilizar materiais inovadores e exclusivos, como também da especial atenção para com as proporções e o detalhe.

Em 1938, Mies se mudou para os Estados Unidos passando a lecionar no Illinois Institute of Technology, em Chicago, a cidade onde faleceu em 1969."

ver texto completover menos texto
galerias deste estilo
Produtos deste estilo

Produtos assinados pelo designer