ícone do chat
Lâmpada - Decoração para casa | Tok&Stok

 

Lâmpadas, de simples funcionalidade à decoração

Uma iluminação bem feita pode fazer a diferença em qualquer decoração. Desta forma, a escolha da lâmpada certa é crucial para definir como o ambiente será visto e sentido. E uma lâmpada de led traz uma sensação totalmente diferente de uma incandescente ao espaço, por exemplo. Deve-se ainda levar em conta que dentro dessas categorias, há variações de tons, potências, tamanhos e formatos. A lâmpada de led consome menos energia, e além disso, apresenta diversas possibilidades de design que podem dar um toque interessante aos ambientes de sua casa, deixando de ser apenas um detalhe e se torna de fato parte da decoração. Já a lâmpada fluorescente também consome pouca energia, e fornece uma luz branca, muito útil em espaços como cozinha e banheiro. Com isso, a lâmpada ideal vai ser aquela que atende às necessidades do espaço em que está instalada, combinada com com uma luminária podem mudar completamente a cara de um ambiente.

Como escolher a lâmpada que atende suas necessidades e desejos?

São muitos os tamanhos, tipos e intensidades de lâmpadas encontrados no mercado, e para escolher o ideal, é preciso saber qual será a função e onde sua lâmpada vai ficar localizada. Um projeto de iluminação vai facilitar até as atividades mais simples como cozinhar, ver TV, ler e até na hora de dormir. Uma lâmpada fluorescente forte pode transmitir a sensação de um ambiente clean, calmo e são perfeitas para serem usadas na cozinha, por exemplo. Mas ao utilizar uma incandescente de potência menor, que tem um tom mais alaranjado, conquistamos um ambiente quente e até aconchegante, perfeitas para sala de estar e quarto. Além dessas opções mais tradicionais, se atentar ao formato de cada lâmpada pode garantir uma decoração diferenciada. As lâmpadas de filamento, por exemplo, têm formatos diferentes e por conta do seu filamento visível, são lâmpadas que podem fazer toda a diferença na decoração.

Qual lâmpada escolher para seu ambiente de estudo

O ideal é que a iluminação artificial se aproxime ao máximo da luz natural do dia, porque esta não atinge extremos, não é nem muito clara e nem muito escura, e não gera muitas sombras durante a leitura. Lâmpadas de LED costumam ser uma boa pedida pois podem ser encontradas com luz amarela e luz branca. O ideal é usar a sua luminária de mesa ou de piso próxima, mas não muito do computador, livro ou o que está sendo lido. A iluminação de leitura deve ser agradável aos olhos ao mesmo tempo que permite uma leitura mais confortável.