Inspire-se com

designers ver mais designers

Foto

Johan Huldt/Innovator

"A Suécia também teve sua revolução em 1968, o ano em que os intelectuais do mundo inteiro tentaram explodir as estruturas do 'stablishment' com suas demandas pelo direito de solidariedade global nos campos político, social e econômico. Para os jovens, a nova liberdade significava um novo meio de dar sentido à vida. Era se libertar das convenções, das tradições de pensamento e comportamento. No mundo do design: liberdade para criar coisas e expressões para representar este estilo de vida novo e jovem.

Surgiram móveis para reuniões informais, roupas sem estruturações rígidas, objetos utilitários que não se encaixavam em qualquer categoria. A geração mais jovem criou uma nova e completa cultura: objetos que estavam em oposição aos da velha geração. Cheios de vida, coloridos, abertos e disponíveis para todos ao invés de sérios, sóbrios e estáticos.

Empresa fundada em 1968 por Johan Huldt e Jan Dranger, em Estocolmo, Suécia, a Innovator tornou-se um nome arrojado e desafiador, adotado por um grupo de jovens designers que tinham como ambição a mudança de velhos estilos de vida. As suas primeiras experiências chocaram os que estavam acostumados a uma mobília convencional.

Seu conceito de design foi evidente e único, caracterizado pela consciência social e funcionalismo revitalizador, com suas diretrizes básicas apoiadas em valores agregados, sem a necessidade de encarecer os produtos. Sua idéia incluía um desenvolvimento do conceito de produção, objetivando remover o máximo possível os custos em todos os seus estágios, criando algo barato e com bom desenho. 'A mobília precisa ser adaptada para a vida de todo o dia: prática, leve, lavável, como blue jeans', Johan Huldt.

Revolucionou o mercado de móveis por propor cadeiras, poltronas, mesas e estantes desenhadas com muita tecnologia, matérias-primas adequadas, facilidades de distribuição e observação do modo de vida dos consumidores. A facilidade de transporte de mobiliário desmontável representava a união de todos esse fatores. Em suma, o móvel ""móvel"" até pela presença de rodízios em sua concepção, inclusive em sofás.

Innovator aprendeu rapidamente a olhar o mundo inteiro como seu território. Afinal, os princípios de design de seus móveis eram internacionais e modernos. Ao final de 1971, já participavam de feiras e exposições de móveis. Empresas como Habitat e Ikea incorporaram em seus produtos os conceitos Innovator. O crescimento foi tão grande, que passaram a produzir design sob licença. Quando a Tok&Stok abriu suas portas em 1978, na primeira loja da São Gabriel em São Paulo, já oferecia os produtos Innovator, uma parceria que continua até hoje.

O design Innovator não mudou muito nesses mais de 30 anos. Alguns modelos não existem mais, outros foram modificados e muitos novos apareceram. Entretanto o conceito básico é o mesmo de 1969, uma identidade que o caracteriza como permanente, mantendo-o durável e utilizável em qualquer lugar."

ver texto completover menos texto
galerias deste estilo
Produtos deste estilo

Produtos assinados pelo designer