Inspire-se com

designers ver mais designers

Foto

Michel Arnoult

Parisiense de nascimento e brasileiro por opção, Michel Arnoult é considerado o precursor do móvel desmontável e componível e um dos introdutores do modernismo moveleiro no Brasil. Seus produtos, assim como a filosofia Tok&Stok, aliam design, bom preço e sustentabilidade.

Nascido em 1922, estreou na profissão como prisioneiro de guerra, adquirindo experiência na produção de peças em escala. Estudou na Ecole Camondo, em Paris, frequentou a Uniòn Centrale des Arts Decoratifs (UCDA) e formou-se arquiteto pela Faculdade Nacional de Arquitetura do Rio de Janeiro. Estagiou em 1950 no escritório de Oscar Niemeyer, oferecendo-se para trabalhar gratuitamente durante um mês; apenas pela experiência. Porém, sua permanência durou quase 2 anos.

Sua principal influência foi o lifestyle, surgido na Inglaterra no começo dos anos 40. Nessa época, indústria e designers criavam exemplares econômicos, com desenho simples e voltados a consumidores de todas as classes, para uma adaptação aos tempos de contenção da Segunda Guerra Mundial. Especializado em móveis do tipo “faça-você-mesmo”, mudou-se para São Paulo e fundou, juntamente com Norman Westwater e Abel de Barros Lima, seu próprio escritório de design: Mobília Contemporânea (1954 - 1973); que teve grande importância para o avanço da fabricação de móveis em série no Brasil.

Em concursos, ganhou o Prêmio Roberto Simonsen (1964) com a Poltrona Ouro Preto e o 1º Lugar no 17º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira – Categoria Mobiliário (2003) com a Poltrona Pelicano.

Faleceu em março de 2005, aos 83 anos.

ver texto completover menos texto
galerias deste estilo