Inspire-se com

Tendências ver mais tendências

Urbano Vintage

Vintage é uma palavra de origem inglesa que significa "safra de vinho". Muito utilizado para designar as melhores safras e os melhores anos de cada vinícola, o termo acabou por representar "o melhor de sua época". Convencionou-se chamar de Vintage as peças produzidas nas décadas de 40 a 70. Hoje, criações ou reproduções inspiradas na essência deste período têm visual Vintage. Contudo, a Tok&Stok selecionou os anos 50 e 60, as mais expressivas décadas da produção do móvel moderno, para serem grandes guias da tendência Urbano Vintage.

Nos anos 40 o mundo estava em plena II Guerra Mundial, reconhecida como um período marcado por austeridade, luto e falta de recursos. O estilo em voga era o Art Déco, com seus volumes pesados e geométricos. As mulheres tomaram as rédeas da produção de bens e começaram a trabalhar nas fábricas. Com o fim da guerra, a Europa estava arrasada, sem recursos, e grandes centros de influência, como a França, falidos.

Esta lacuna foi naturalmente preenchida ao longo da década de 50 pelos Estados Unidos. O ideal conhecido como "sonho americano" se estabeleceu como o padrão da sociedade da época. A estética voltou a usar os ideais modernistas da década de 20, em uma linguagem mais ingênua, que atendia ao sonho do lar perfeito com famílias felizes.

Neste período surgem móveis modulares e com duplas funções. Há uma leveza inconfundível no desenho dos produtos como influência da redescoberta do prazer de viver e habitar. Grandes nomes do design, como Robin Day, Charles e Ray Eames, Harry Bertoia e George Nelson, consolidaram o seu trabalho neste período.

Desta década conhecida como "a pequena maravilha da vida", a Tok&Stok capturou a leveza e alguns elementos, como os pés palitos, as gavetas inclinadas que dispensam puxadores, os sofás horizontais e mais "sequinhos", as bases torneadas para todo tipo de móveis e os acabamentos contrastantes presentes nas superfícies em madeira. Aqui, aparecem cores como Nozes e Ebanizado, além, de outros acabamentos como laqueados de preto ou cores como azul e amarelo claros.

Esta simbologia foi misturada a itens contemporâneos da coleção urbana, criando uma atmosfera moderna e, ao mesmo tempo, retrô. Móveis reeditados, como a mesa/banco do designer americano George Nelson fazem parte de alguns dos destaques da tendência.

Com a intenção de valorizar o glamour das décadas de 50 e 60, a Tendência Urbano Vintage dispõe de inúmeros recursos. Desde acessórios estampados em tons conservadores como Bege, Cáqui e Camelo até o capricho de debruns, botões e texturas em móveis que resgatam o clima de felicidade dos anos dourados.

Inspire-se neste período de efervescência criativa e redescubra o prazer de viver e habitar espaços repletos de cores e formas da inconfundível Tendência Urbano Vintage Tok&Stok.

ver texto completover menos texto

cores principais

  • Natural
  • Bege
  • Camelo
  • Cáqui
  • Preto

cores ocasionais

  • Amarelo claro
  • Azul claro
  • Rosa claro
  • Vermelho
galerias desta tendência
Produtos desta tendênciaProdutos assinados pelo designer