Inspire-se com

designers ver mais designers

Foto

Isamu Nogushi

"Isamu Noguchi nasceu em Los Angeles em 1904, filho de uma escritora norte-americana e de um poeta japonês. Logo após seu nascimento, sua família mudou-se para o Japão, onde aprendeu a trabalhar com marcenaria, retornando posteriormente aos Estados Unidos. Quando jovem, Noguchi estudou medicina, mas logo abandonou o curso e resolveu estudar pintura e escultura. Entre 1927 e 1928 trabalhou como assistente no estúdio, em Paris, do escultor Constantin Brancusi, considerado o precursor da escultura abstrata.

Prosseguindo seus estudos viajou para a Inglaterra, China e México. Sua formação reflete-se em seu trabalho, onde funde o design e a escultura.

Em 1939, desenhou uma mesa para o Presidente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, a forma orgânica antecipava a mesa de centro que desenharia posteriormente para a Herman Miller. Do seu trabalho como designer destacam-se a modernização das luminárias de papel e bambu, a mesa Cyclone para a Knoll, e os candeeiros Akari, desenhados nos anos 50. Noguchi procurou resolver problemas tanto cotidianos quanto estéticos, aliando a arte ao utensílio.

Suas obras se caracterizam por formas abstratas, por meio das quais combina a sutileza oriental com a sofisticação da arte ocidental. Suas esculturas mais ambiciosas foram destinadas a espaços ao ar livre como o Jardim da Paz, sede da Unesco em Paris; o Jardim da Água em Nova Iorque; entre outras.A Fábula é um dos frutos do sucesso da marca Farm, criada por Katia Barros e Marcello Bastos. Desde 2009 ela traduz o lifestyle da irmã mais velha para a moda infantil ao recriar o imaginário singular da infância. Suas coleções são um convite à brincadeira onde não há certo ou errado. Elas se destacam por trazer estampas ilustradas como num livro de fábulas tropicais. Tudo para a criança acreditar, sonhar e brincar com os pés na areia e a brisa no rosto. Em sua estreia na parceria com a Tok&Stok, a Fábula apresenta as coleções Brabuleta e Sonho Meu. Ambas trazem a inteligência do olhar lúdico infantil em produtos feitos com carinho e que compõem cenários onde 1001 histórias vão se desenrolar.

A clássica mesa para café foi criada em 1940 e até hoje continua a ser produzida; consiste de somente três elementos: o tampo de vidro e as duas peças interligadas em madeira, que servem de base. Essa mesa apresenta extraordinária harmonia entre forma e função, e realça sua formação de escultor; trabalho único ao qual passou a dedicar-se totalmente no final da década de 50.

Em 1975 fundou um atelier na ilha de Shikoku no Japão, e em 1985 inaugurou, em Nova Iorque, o Isamu Noguchi Garden Museum, com um gigantesco jardim de esculturas.

Noguchi morreu em Nova Iorque em 1988."

ver texto completover menos texto
galerias deste estilo
Produtos deste estilo

Produtos assinados pelo designer